Olá gente bonita! Hoje quero falar com vocês sobre a diferença entre resenha e crítica literária.
No Brasil, os dois gêneros são usados como sinônimos. No entanto, segundo Fábio Gomes, existe uma grande diferença entre eles.
A resenha é um gênero essencialmente informativo enquanto a crítica um gênero opinativo.
Mas vamos esmiuçar um pouco mais esse assunto? Vem comigo!
Resenha: descrição ou crítica?
A resenha tem a prioridade de contar ao leitor algo que ele não sabe sobre a obra e a crítica apresenta ao leitor a opinião do crítico sobre uma obra ou evento cultural.
Entende-se, então, que a resenha é um texto que apresenta os principais pontos de interesse de uma obra (sobre o autor, o conteúdo, quanto, onde comprar, etc.) podendo conter ou não breves avaliações.
Existem dois tipos de resenha: a resenha crítica e a resenha descritiva.
Você pode dar uma olhada no nosso post, o qual falamos sobre elas.
Crítica Literária
Já a crítica expressa a opinião do crítico sobre o objeto de pesquisa e eventualmente aparecem menções a obras anteriores ou declarações de outras fontes.
Estudando as características do texto, o crítico literário deve apontar os acertos e as falhas em termos estéticos, linguísticos e retóricos.
O termo crítica veio de um verbo grego Krinéin que remete à ação de julgar algo, ou seja, criticar. Na literatura, a crítica literária é análise avaliativa das produções artísticas.
Guimarães Rosa, um escritor brasileiro muito famoso, em entrevista disse que o verdadeiro crítico trabalha em conjunto com o autor, estando disposto a completar a obra e a divulgá-la.
Você conseguiu entender a diferença? Ou ficou confuso? Dá uma olhadinha no nosso infográfico.
Espero ter te ajudado você!!!
Foco e não desista! Até mais!!
[…] Você também quer uma crítica da sua fanfic? Mande um e-mail para e veja as regras aqui. […]