Futuro Leitor Sair do modo leitor

Vamos falar sobre Tecnologias na educação: democratização efetiva ou ilusória?

Não é novidade que a tecnologia vem dia após dia dominando o mundo. Na educação, não foi diferente, a danadinha entrou com tudo e proporcionou uma vasta quantidade de informações para os estudantes de plantão.

Porém, é indubitável que nem todo mundo tem acesso à essas tecnologias hodiernas.

O garoto que mora na favela, por exemplo, tem de lutar para lidar com essa nova era e se encaixar numa realidade elitizada.

Como na Roma Antiga, os dias atuais em meio educação ligada à  tecnologia, por vezes, se resume a elite.

Então, um tema que pode ser considerado pela banca do ENEM é a democratização efetiva ou ilusória da tecnologia na educação.

Pensando nisso eu trouxe para você 6 alusões que você pode usar para comprovar seus argumentos.

Tá pronto para deixar sua redação muito criativa? Os examinadores vão babar no seu texto!!!

Pega papel e caneta e vamos simbora!!

1. Roberto Campos

Menina, quem é esse doido? Tu tem certeza que esse cara existe?

Haha, sim gente, eu tenho certeza.

Roberto Campos foi economista, diplomata e político brasileiro.

A alusão que podemos fazer com ele na redação é sobre uma frase que ele disse:

“Mais importante que as riquezas naturais são as riquezas artificiais da educação e tecnologia.”

Temos aqui os dois assuntos na mesma frase: educação e tecnologia.

Você pode abordar que a realidade do Brasil não faz a junção desses conceitos. Que apesar de existirem em frases como aspectos que podem caminhar juntos, não existem ações que proporcionem essa realidade para todos.

2. Albert Einstein

Esse aqui é famosinho e você provavelmente conhece, o matemático Albert Einstein afirmou que ficou aterrorizante claro, que a tecnologia ultrapassou nossa humanidade.

E é claro, é notório a ausência de políticas públicas em relação às estruturas de escolas, em específico as públicas, para atender as novas tecnologias e falta de equipamentos para serem utilizados por professores e estudantes.

Com base nesse pensamento, vale salientar que a tecnologia cumpre o papel segregador no que tange a educação pública, minimizando a humanidade e a democratização do acesso à todos.

3. Escritores da Liberdade

Esse filme é incrível, se você não assistiu ainda , então coloca ele aí na sua lista!

O filme é sobre conta a história dos desafios enfrentados pela professora recém-formada Erin Gruwell com seus desobedientes alunos e a possibilidade de mudança através da educação.

Mas o foco que eu quero dar aqui é sobre a dificuldade da professora em implementar mudanças. Pois, a diretora da escola não permite certas ações.

Você pode fazer alusão a esse filme falando a respeito das dificuldades para implementar a tecnologia na educação. Seja por escassez de recursos, seja por falta de apoio escolar, ou qualquer outro motivo.

4. Os Jetsons

O desenho que foi exibido originalmente, acreditem, entre 1962 e 1963, trazia uma família que vivia em uma época distante e totalmente tecnológica.

Desde a sua criação, diversos objetos e sistemas que existiam na série foram desenvolvidos de verdade e, hoje, fazem parte do nosso dia a dia.

Dentre os principais destaques, estão robôs, câmara de bronzeamento, videochamadas, clonagem, transporte por meio de tubo a vácuo – que, na verdade, refere-se a um elevador – e, por fim, os tablets.

Então podemos fazer diversas alusões aqui.

Discorrer sobre a despreparação do Estado em atender às novas demandas da sociedade e da realidade. Também podemos citar que até os desenhos animados especularam a criação de tecnologias atuais e outros apontamentos.

5. Revolução Técnico Científico-informacional

Tá perdido? Fica não menino. Deixa eu te ajudar a lembrar…

Essa aí foi a Terceira Revolução Industrial. Seu boom foi na década de 1970, quando houve uma série de descobertas e evoluções no campo tecnológico.

Essa nova etapa de produção está vinculada à inserção de uma enorme quantidade de tecnologia e informação. Essa revolução, por sua vez, está ligada diretamente à informática, robótica, telecomunicação, química, uso de novos materiais, biotecnologia, engenharia genética, entre muitos outros.

Lembrou? Pois bem.

Analogamente, a sociedade brasileira no que tange a democratização do acesso às essas tecnologias como ilusória em grande porções do ensino público.

Deve-se ao impasse, que a maioria dos estudantes não detém do acesso à Internet Wi-Fi, ou mesmo dados móveis somado- se a falta de políticas públicas que visem promover aos estudantes o pleno gozo as plataformas digitais .

6. Constituição Federal de 1988

Diz o artigo 205 da Constituição Federal de 1988: ” A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.

Com essa alusão você pode abordar temas como irresponsabilidade do Estado em garantir que nesse todos tenham acesso à educação.

Porque vamos analisar… Nesse período pandêmico, o único meio que as pessoas estão encontrando para estudar é a internet. Contudo, nem todos conseguem acessá-la por diversos motivos.

O governo tentou colocar o ensino à distância pela televisão, mas existem casas que também não possuem acesso a esse recurso.

Então, por que não mudaram a estratégia?

Casos a serem pensados.

Conclusão

Agora é hora de você sentar e refletir em quais argumentos você irá utilizar.

Aqui eu te mostrei que a temática é um potencial a ser abordado pelo ENEM e ainda te dei 6 alusões atemporais que você pode utilizar no seu texto para convencer o examinador dos seus argumentos e ainda deixar o seu texto mais criativo.

Que outras alusões você pensou a respeito desse assunto? Conta pra mim nos comentários!