Vamos falar sobre Tecnologias na educação: democratização efetiva ou ilusória?

Não é novidade que a tecnologia vem dia após dia dominando o mundo. Na educação, não foi diferente, a danadinha entrou com tudo e proporcionou uma vasta quantidade de informações para os estudantes de plantão.

Porém, é indubitável que nem todo mundo tem acesso à essas tecnologias hodiernas.

O garoto que mora na favela, por exemplo, tem de lutar para lidar com essa nova era e se encaixar numa realidade elitizada.

Como na Roma Antiga, os dias atuais em meio educação ligada à  tecnologia, por vezes, se resume a elite.

7 lugares fora do óbvio para entender o Império Romano em Roma ...

Então, um tema que pode ser considerado pela banca do ENEM é a democratização efetiva ou ilusória da tecnologia na educação.

Pensando nisso eu trouxe para você 6 alusões que você pode usar para comprovar seus argumentos.

Tá pronto para deixar sua redação muito criativa? Os examinadores vão babar no seu texto!!!

Pega papel e caneta e vamos simbora!!

1. Roberto Campos

As frases memoráveis do economista Roberto Campos

Menina, quem é esse doido? Tu tem certeza que esse cara existe?

Haha, sim gente, eu tenho certeza.

Roberto Campos foi economista, diplomata e político brasileiro.

A alusão que podemos fazer com ele na redação é sobre uma frase que ele disse:

“Mais importante que as riquezas naturais são as riquezas artificiais da educação e tecnologia.”

Temos aqui os dois assuntos na mesma frase: educação e tecnologia.

Você pode abordar que a realidade do Brasil não faz a junção desses conceitos. Que apesar de existirem em frases como aspectos que podem caminhar juntos, não existem ações que proporcionem essa realidade para todos.

2. Albert Einstein

Answer Revealed To 'Einstein's Riddle' That Only 2% Of People Can ...

Esse aqui é famosinho e você provavelmente conhece, o matemático Albert Einstein afirmou que ficou aterrorizante claro, que a tecnologia ultrapassou nossa humanidade.

E é claro, é notório a ausência de políticas públicas em relação às estruturas de escolas, em específico as públicas, para atender as novas tecnologias e falta de equipamentos para serem utilizados por professores e estudantes.

Com base nesse pensamento, vale salientar que a tecnologia cumpre o papel segregador no que tange a educação pública, minimizando a humanidade e a democratização do acesso à todos.

3. Escritores da Liberdade

Escritores da Liberdade | CINEMA & EDUCAÇÃO

Esse filme é incrível, se você não assistiu ainda , então coloca ele aí na sua lista!

O filme é sobre conta a história dos desafios enfrentados pela professora recém-formada Erin Gruwell com seus desobedientes alunos e a possibilidade de mudança através da educação.

Mas o foco que eu quero dar aqui é sobre a dificuldade da professora em implementar mudanças. Pois, a diretora da escola não permite certas ações.

Você pode fazer alusão a esse filme falando a respeito das dificuldades para implementar a tecnologia na educação. Seja por escassez de recursos, seja por falta de apoio escolar, ou qualquer outro motivo.

4. Os Jetsons

robots Archives - Centreel

O desenho que foi exibido originalmente, acreditem, entre 1962 e 1963, trazia uma família que vivia em uma época distante e totalmente tecnológica.

Desde a sua criação, diversos objetos e sistemas que existiam na série foram desenvolvidos de verdade e, hoje, fazem parte do nosso dia a dia.

Dentre os principais destaques, estão robôs, câmara de bronzeamento, videochamadas, clonagem, transporte por meio de tubo a vácuo – que, na verdade, refere-se a um elevador – e, por fim, os tablets.

Então podemos fazer diversas alusões aqui.

Discorrer sobre a despreparação do Estado em atender às novas demandas da sociedade e da realidade. Também podemos citar que até os desenhos animados especularam a criação de tecnologias atuais e outros apontamentos.

5. Revolução Técnico Científico-informacional

Dúvida de regionalismo do Brasil - Geografia - Fórum de Discussão ...

Tá perdido? Fica não menino. Deixa eu te ajudar a lembrar…

Essa aí foi a Terceira Revolução Industrial. Seu boom foi na década de 1970, quando houve uma série de descobertas e evoluções no campo tecnológico.

Essa nova etapa de produção está vinculada à inserção de uma enorme quantidade de tecnologia e informação. Essa revolução, por sua vez, está ligada diretamente à informática, robótica, telecomunicação, química, uso de novos materiais, biotecnologia, engenharia genética, entre muitos outros.

Lembrou? Pois bem.

Analogamente, a sociedade brasileira no que tange a democratização do acesso às essas tecnologias como ilusória em grande porções do ensino público.

Deve-se ao impasse, que a maioria dos estudantes não detém do acesso à Internet Wi-Fi, ou mesmo dados móveis somado- se a falta de políticas públicas que visem promover aos estudantes o pleno gozo as plataformas digitais .

6. Constituição Federal de 1988

Classificação da Constituição de 1988

Diz o artigo 205 da Constituição Federal de 1988: ” A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.

Com essa alusão você pode abordar temas como irresponsabilidade do Estado em garantir que nesse todos tenham acesso à educação.

Porque vamos analisar… Nesse período pandêmico, o único meio que as pessoas estão encontrando para estudar é a internet. Contudo, nem todos conseguem acessá-la por diversos motivos.

O governo tentou colocar o ensino à distância pela televisão, mas existem casas que também não possuem acesso a esse recurso.

Então, por que não mudaram a estratégia?

Casos a serem pensados.

Conclusão

Agora é hora de você sentar e refletir em quais argumentos você irá utilizar.

Best Pensar GIFs | Gfycat

Aqui eu te mostrei que a temática é um potencial a ser abordado pelo ENEM e ainda te dei 6 alusões atemporais que você pode utilizar no seu texto para convencer o examinador dos seus argumentos e ainda deixar o seu texto mais criativo.

Que outras alusões você pensou a respeito desse assunto? Conta pra mim nos comentários!

 

Sua vez,comenta aí

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s