Descubra os 26 clichês que mais estão sendo retratados pelos escritores da internet
Qual a primeira coisa que vem na mente quando você escuta a palavra clichê? Frequente? Chato? Previsto? Segundo o Dicionário Informal, clichê é algo que se tornou previsível ou simplesmente repetitivo.
Quer saber como fazer o clichê trabalhar para você? Acesse: http://materiais.futuroleitor.com/ebook-como-fazer-o-cliche-trabalhar-para-voce
O clichê é como uma fórmula mágica para algo dar certo. Pois se fez sucesso uma vez, pode fazer sucesso outras vezes. Por esse motivo encontramos tantos enredos iguais, mas que mudam apenas pequenos detalhes. Por exemplo: quantos filmes você já assistiu em que tem a líder de torcida, o jogador de futebol americano e a nerd?
Eu sei. Todos nós amamos um clichê, mas ao mesmo tempo também estamos cansados dele. Afinal ele aparece nas fanfics, novelas, seriados, livros e até mesmo em quadrinhos.
No entanto temos que ser justos e entender que um clichê não é, necessariamente, ruim. Se bem escrito e com uma boa história a trama pode prender um leitor.
Para isso, o escritor tem que ficar atento, pois existem alguns clichês já estão desgastados e que é melhor fugir deles ou pelo menos inovar. E para isso segue a lista dos 26 clichês mais usados em fanfics:
1. A menina antissocial (ou nerd) que se apaixona pelo garoto popular que namora a patricinha
Sério, ninguém aguenta mais isto. Nem nos filmes americanos!
2. “Nunca fui notada, sempre fui zuada na escola, mas este ano as coisas mudaram”
Mudar a aparência não significa muita coisa, queridos.
3. O professor e a aluna
Este aqui é mais uma fantasia universal: todo mundo quer ou já quis ter algo com algum professor, mesmo que uma paquerinha.
4. O popular: rico e mimado; bolsista: pobre e fofo
Não entendo porque os ricos sempre tem que ser chatos e os pobres legais.
5. O jogador e garoto que sofre bullying
Aqui também é uma fantasia. Qual a possibilidade?
6. Todos são lindos, maravilhosos e gays!
Gente, como assim? Exterminaram os héteros!
7. Menina pobre que vai trabalhar na casa de um famoso (ou cara rico) e ele se apaixona por ela
Muito novela da Globo, sem mais.
8. Triângulo amoroso
Esse é rei dos clichês! Mas quem nunca amou este tipo de história que atire a primeira pedra.
9. Casamento arranjado
O casal acaba se apaixonando no final e tem lindos filhos.
Quer saber como fazer o clichê trabalhar para você? Acesse: http://materiais.futuroleitor.com/ebook-como-fazer-o-cliche-trabalhar-para-voce
10. Casais que não sabem se ficam juntos ou se separam
Novela da Globo: quando o casal finalmente fica junto surge a vilã com um plano muito ruim e eles terminam, aí ela descobre a verdade e eles voltam. Esse vai e volta rola até o final da história.
11. Dualidades: bem e mal, bonzinho e vilão
Gente, entendam: ninguém é 100% bonzinho. As pessoas tem defeitos e gostamos de ler sobre eles.
12. A garota ruiva e o famigerado “coque frouxo”
Cadê as personagens negras? Gordas? Cheinhas? Cabelo bagunçado ou precisando de uma hidratação?
13. Os personagens que se odeiam no primeiro capítulo e logo depois estão se amando
Está bem cansativo também. Na maioria das vezes o casal não tem um bom motivo para se odiarem e quando tem esquecem-se dele facilmente.
14. O psicopata que vira um anjo por causa da(o) mocinha(o)
Acho muito difícil acontecer!
15. Vampiro legalzinho ou que muda por causa da humana
De vampiro bonzinho já basta o Edward!
16. Vampiro “vegetariano” (que alimenta-se apenas do sangue de animais)
Cadê as matanças? As guerras? A vida do vampiro? Sinto falta disso, sério.
17. Jovens que salvam o mundo
Invasões, guerras e não sei mais o que. Quem salva o mundo? Os heróis? O governo? Não, os adolescentes que nunca lutaram na vida.
18. A adolescente que quando completa determinada idade descobre que tem poderes, tem que salvar o mundo, é filha de bruxa, etc.
Essa também é muito “zzzz”, sem comentários.
19. O cara babaca que trata mal a garota e mesmo assim ela quer transar com ele
Mais personalidade e amor próprio, por favor!
Quer saber como fazer o clichê trabalhar para você? Acesse: http://materiais.futuroleitor.com/ebook-como-fazer-o-cliche-trabalhar-para-voce
20. Menino(a) virgem que quando está no meio do sexo age como um(a) deus(a) sexual
Ou o personagem treinava com a almofada ou estava mentindo. Ninguém na primeira vez faz cinquenta mil posições sexuais.
21. A paixão que vem logo depois da aposta
Essa era uma trama legal até todo mundo resolver escrever.
22. A secretária que se apaixona pelo chefe
Sei que esse é um clichê da vida real, mas está bem batido já.
23. A paixão pelo meio-irmão
Acho que esse já bateu o record de variações.
25. A bad girl
Amo garotas más. Mas a maioria acaba tendo um motivo bobo ou mudam rapidamente.
25. Personagem atlético e extremamente lindo
O mundo não é feito só de garotos assim!
26. O traficante (dono do morro) extremamente gato
Esse está bombando na atualidade. Não entendo o motivo!
Certo. Agora você está me achando uma chata. Não se pode escrever sobre nada, não é? Gente, eu mesma uso vários destes clichês, mas sempre tento dar outro gancho na história, algo diferente do que as pessoas estão acostumadas a ler. Clichês são legais, mas você tem que saber usá-los.
Quer saber como fazer o clichê trabalhar para você? Acesse: http://materiais.futuroleitor.com/ebook-como-fazer-o-cliche-trabalhar-para-voce
E pra você, qual o clichê que mais te incomoda? Comente aí pra gente saber.
Eu mesma desisti de postar por causa disso. Geral só quer ler essas coisas aí, e parece que quanto mais tóxico, melhor. Depois reclamam do empobrecimento cultural e do mercado editorial, da falta de mulheres em gêneros como sci-fi (sério, qual foi a última escritora brasileira de FC que vocês viram? E eu não me refiro às que escrevem romance travestido de FC só porquê alguém tem uma arminha e faz pew-pew), ou pior: quando acusam que mulheres (maioria nas plataformas e as que mais aderem a esses mesmos clichês e desenvolvimentos de narrativa) não sabem/deveriam escrever.
Pois é, Ana. Infelizmente isso acontece muito no mercado. Mas não desiste não. Eu sou daquelas que acredita que só tem um jeito de lutar contra o sistema: estando dentor dele ahahahahah
Eu mesma desisti de postar por causa disso. Geral só quer ler essas coisas aí. Depois reclamam do empobrecimento cultural e do mercado editorial, da falta de mulheres em gêneros como sci-fi (sério,qual foi a última escritora de FC que vocês viram? E eu não me refiro às que escrevem romance travestido de FC só porquê alguém tem uma arminha e faz pew-pew), ou pior: quando acusam que mulheres (maioria nas plataformas e as que mais aderem a esses mesmos clichês e desenvolvimentos de narrativa) não sabem/deveriam escrever.
De fato e tudo verdade, confesso que também estou escrevendo muitos clichês não bons. Por isso que as vezes minhas fanfics flopam. Adorei suas dicas.
O clichê não é algo ruim, só precisa ser bem desolvido. Lembra sempre de quebrar a expectativa do leitor 😉 Obg pelo feedback.
olha eu escrevo fanfics de romance to tentando fugir do clichê como eu faço?
Oie! Geralmente, eu penso no oposto do que a galera está fazendo ou pego alguma situação da realidade. Ajuda muito! Mas lembre-se: o clichê também pode ser bom, só que exige muito mais da escrita. Boa sorte! ;*
Lembrei também das pérolas de “filha do traficante” onde a mina parece se orgulhar; ou histórias onde está você não é fã do Reuri Istailes, mas vai no show e de 480 mil pessoas presentes “os olhos dele cruzam exclusivamente com o dela” e ele já quer casar. Acho nem que seja o contexto em si, é algo bem utópico que invade algo que as pessoas gostariam de viver (não sei quem em sã consciência gostaria de ter um pai traficante, mas ok). Algumas vezes não importa o que é contado, mas como é contado. Já li fanfics com termos bem Zzzzzz…. que eu fiquei bem impressionada com a escrita e o envolvimento que o autor nos fez ter com a personagem.
A ‘autoras’ só precisam se informar um pouquinho mais, pois apesar de qualquer um poder contar uma história, não quer dizer que seja qualquer um que vá nos impressionar com ela.
Disse tudo! *aplaudindo de pé*
Ta certa!
Eu mesmo escrevo fanfic’s diferentes dos clichês,mas que têm ótimos números de leitores.Todos passam dos 200
E isso me deixa muito feliz,saber que não sou a única que se interessa por histórias anti-clichês ❤
Ah eu amo também!
Kkkkkkkk são exatamente assim mesmo, Apesar de eu gostar de clichês, as vezes me dá uma raiva!!. Não vamos esquecer daquela explicação ” ele virou pegador, porque foi traído”, A paixão que vem logo depois dá aposta, A secretária que se apaixona pelo chefe, A paixão pela babá, A paixão pelo meio-irmão, Friendzone, A bad girl, entre outros…
kkkkkk Sim! Todos esses também!
Hey, então, nunca vi tantas verdades na minha vida, sério, tu arrasou demais, e eu queria te pedir uma coisa, eu posso usar seu texto incrível? Eu tenho um livro na plataforma Wattpad, onde eu dou dicas sobre essas coisas, isso foi vago, mas acho que tu deve ter entendido, então tu me autoriza a usar seu texto?
Ps: eu darei todos os créditos que tu quiser, caso você autorize.
Oi Mione. Que bom q gostou. Pode sim. Coloca os créditos para Karol Barbosa do blog Futuro Leitor e coloca o link do meu blog. 🙂 ah e me manda o link do livro! :**
Okay, muitoooo obrigada.
Só li verdades