Como ganhar dinheiro escrevendo: 10 caminhos que você pode seguir (inclusive todos)

Se você quer saber como ganhar dinheiro escrevendo é porque, provavelmente, desde pequeno você sonhou em ser escritor. 

Com os passar dos anos é possível que alguém tenha te falado que é impossível ganhar dinheiro como escritor no Brasil e que você iria passar fome. 

Aí você decidiu fazer uma faculdade que, pelo menos, te permitisse escrever um pouco. Mas descobriu que não era o suficiente para se sentir realizado(a). 

Bom… Essa é a minha história. Mas acredito que tem muitas pessoas que passaram ou estão passando por isso nesse exato momento. 

E se não for o seu caso: você é um sortudo. 

Poucos escritores começam a sua carreira e não se desviam dela de maneira nenhuma. Mas o fato é que todos nós sempre voltamos a escrever. 

Pensando em como de ajudar a seguir a sua carreira como escritor(a) vou te mostrar aqui 10 caminhos que você pode seguir para ganhar dinheiro escrevendo e, se você quiser, pode seguir todos eles ao mesmo tempo. 

Na verdade, eu mesma faço várias dessas atividades que vou te mostrar agora. Mas antes disso quero te explicar…

A verdade sobre como ganhar dinheiro escrevendo

O primeiro mito que quero quebrar aqui é que você não vai ser milionário escrevendo. Mas você pode ter uma vida financeira muito boa se decidir estudar muito sobre esse assunto e focar na sua carreira. 

A segunda verdade que preciso te revelar é que você pode escolher com quem vai trabalhar, quando e onde. E trabalhar para várias empresas ao mesmo tempo! Isso se você for freelancer. 

Outra verdade é: você pode trabalhar para uma única empresa, pegar vários clientes sendo freelancer ou fazer as duas coisas. Eu já passei por todas essas etapas e confesso que atualmente estou amando ser freelancer. 

Além disso, é importante lembrar que não tem como ganhar dinheiro escrevendo se você não dedicar um tempo para… Adivinha? ESCREVER!

Sei que parece uma bobagem, mas vejo vários aspirantes a escritores gritar para os quatro cantos do mundo que querem ganhar dinheiro escrevendo só que não dedicam nem uma hora para escrever alguma coisa e publicar. 

SIM! Você precisa publicar! Como alguém vai querer que você escreva algo para ele se não tem nada disponível? 

“Eu mando um PDF”. 

Não se iluda! Primeiro que para mandar um PDF você vai precisar ter o e-mail do cliente e segundo que não existe vitrine melhor do que a internet. 

Então PARA DE PREGUIÇA E VAI ESCREVER! 

Agora não! Termina de ler o artigo!

E, por último, lembre-se que não basta apenas querer ganhar dinheiro escrevendo. Você precisa saber como pode fazer isso, precisa de um plano concreto para seguir. 

Por isso, agora sim vou te mostrar 10 caminhos para você pode seguir e ganhar dinheiro escrevendo!

Vamos lá?

1) Seja pago para escrever artigos para blogs, revistas e periódicos

A primeira fonte de pesquisa de qualquer pessoa que vai procurar alguma coisa na internet é o GOOGLE. 

E sabe aqueles links que você entra para saber sobre o assunto que você está buscando, eles foram escritos por um produtor de conteúdo. 

Minha atual profissão! 

Empresas pagam várias pessoas para escrever conteúdos relevantes para a sua empresa. Isso nunca para porque a disputa para ficar na primeira página do Google é constante. 

Um artigo que hoje está na primeira página pode não estar daqui a três meses e o artigo que foi publicado hoje daqui a três meses pode ser um dos primeiros colocados. 

Mas isso só é possível se a empresa mantém a produção de conteúdo ativa o tempo todo. 

Sem contar que esses artigos podem também serem enviados para a lista de contato daquele empresa, gerando assim mais valor e ajudando a fechar uma venda futuramente.

Ou seja, uma das formas de você ganhar dinheiro escrevendo é estudando sobre marketing de conteúdo e oferecendo os seus serviços de produtor de conteúdo para as empresas. 

Atualmente, há vários negócios que já entendem a importância do conteúdo para o crescimento da sua empresa e contrata um produtor de conteúdo fixo. 

Por isso, se você quer ganhar dinheiro escrevendo uma das melhores oportunidades atualmente é se especializar em marketing de conteúdo. 

Você pode começar estudando gratuitamente, a Rock Content, por exemplo, tem um curso gratuito que eu recomendo para quem está começando agora no marketing digital. 

2) Ganhe dinheiro como escritor independente

Essa pode ser a maneira mais desafiadora de ganhar dinheiro escrevendo, isso porque ser autor independente requer fazer uma excelente divulgação, conhecer o seu público e estar na plataforma correta para conseguir mais leitores.

Há dez anos publicar um livro era um sonho distante para muitos escritores: você enviava seu livro para uma editora e torcia para ela gostar da sua obra. Ou você gastava mais de R$ 10 mil para imprimir vários exemplares que nem sempre eram vendidos. 

Lembro que uma vez enviei um trecho da minha obra para uma editora (isso lá no início dos anos 2000). A editora adorou a minha obra, mas eu precisava depositar R$ 10 mil para custear os exemplares. 

Só depois que entendi que, na verdade, era ela uma prestadora de serviços. 

A experiência foi boa para eu saber que realmente escrevo bem, mas me desmotivou muito o valor que precisava investir para seguir o meu sonho. 

Hoje a realidade a outra. Já estou terminando alguns livros para começar a minha publicação independente sem gastar rios de dinheiro. 

O que quero te dizer é que você pode sim ganhar dinheiro como escritor independente. Só precisa saber as estratégias corretas para conseguir um bom retorno financeiro. 

3) Ganhe dinheiro escrevendo como copywriting

Copywriting nada mais é do que escrever um texto persuasivo que leva as pessoas a tomarem uma ação específica no final. Geralmente, é para cartas de vendas, scripts de vídeo e até descrições de produtos.

Eu também já trabalhei como copywriting e exitem várias técnicas para você conduzir o seu leitor até o final do conteúdo. 

Por isso, se você quer ganhar dinheiro como copywriting precisa estudar muito sobre o assunto e mais do que isso precisa colocar em prática. 

4) Ganhe dinheiro com o seu blog de nicho 

Sei que manter um blog é muito trabalhoso, você precisa dedicar tempo para alimentá-lo e ainda estudar estratégias para que as suas postagens sejam lidas pelo público certo. 

Por outro lado, criar um blog de nicho é uma ótima oportunidade de ganhar dinheiro escrevendo. 

Isso porque além de poder adicionar anúncios você também promover produtos de terceiros e conseguir uma comissão com as vendas realizadas pelo seu link (isso chama marketing de afiliados). 

Sei que você pode estar se perguntando porque eu não faço nenhuma dessas estratégias aqui no Futuro Leitor. E eu até poderia. Mas tenho outros planos para esse ambiente e se você continuar acompanhando o blog nos próximos meses vai entender qual é. 

O que quero dizer com tudo isso é que você pode sim ganhar dinheiro com blog, basta dedicar tempo para escrever e estudar sobre o assunto. 

5) Ganhe dinheiro com trabalhos de ghostwriting

Ghostwriting  é o famoso escritor fantasma. É aquela pessoa que escreve conteúdo para empresas, marcas, revistas, empresários e não aparece o seu nome na assinatura.

Ou seja, você não recebe nenhum crédito por sua redação, às vezes não pode exibir sua peça em seu portfólio nem divulgar como sua nas mídias sociais.

E qual a vantagem disso?

Ganhar dinheiro! 

Essa é uma área atualmente lucrativa. Grandes empresários e grandes marcas não gostam ou não querem dedicar um tempo escrevendo um bom conteúdo e pagam uma pessoa para fazer isso em nome dela. 

Eu também já trabalhei nessa área e a experiência foi ótima. Na verdade, trabalhando como ghostwriting aprendi bem mais. 

Pois tinha todo o cuidado de estar assinando no nome de outra pessoa e nada era publicado sem antes passar por uma rigorosa revisão. 

Sem contar que você também pode trabalhar nessa área para escrever livros, artigos, emails… Ou seja, uma infinidade de possibilidades. 

6) Seja pago para escrever redação técnica

Se você é especialista em alguma área você pode ganhar dinheiro escrevendo sobre o seu nicho. 

Por exemplo, uma pessoa de TI pode perfeitamente fazer tutoriais ou explicar conceitos sobre desenvolvimento web.

Além disso, pode também escrever manuais para empresas, documentos sobre políticas e procedimentos, guias e manuais técnicos, relatórios de avaliação e relatórios de pesquisa.

7) Seja pago escrever ebooks

Essa é uma área que cresce cada dia mais. Muitas empresas precisam de ebooks para atrair mais clientes ou para comercializar, no entanto, não tem ninguém hábil na equipe para desenvolver esse material. 

Isso porque o ebook é um conteúdo mais denso e precisa de uma dedicação especial para redigir. 

Um dos meus primeiros trabalhos como freelancer foi para produzir um ebook sobre vendas pelo WhatsApp. Foi uma experiência incrível e até hoje escrevo sobre vários assuntos diferentes. 

Mas acredito que hoje levo menos tempo para redigir um ebook de 1500 palavras do que naquela época. Tudo é questão de CONTINUAR ESCREVENDO!

8) Ganhe dinheiro escrevendo scripts de vídeo

Com a era dos vídeos em alta há oportunidade também para quem não gosta de aparecer na frente das câmeras. 

E uma delas é para os escritores. Os vídeos para o Youtube, por exemplo, precisam de um script e a maioria das pessoas não tem tempo de elaborar um. 

Por isso, estude um pouco sobre o assunto e comece a oferecer a escrita de scripts para empresários, blogueiros, treinadores e outros criadores. 

Atualmente também faço esse tipo de serviço e, particularmente, gosto muito. Pois você pode deixar brecha para a pessoa que vai gravar acrescentar mais informações e ainda sim levar o seu conteúdo para diversas tipos de público. 

9) Ganhe dinheiro escrevendo Email Marketing

Sim! Você pode ganhar dinheiro escrevendo email. Muitas empresas precisam de um funil de vendas com um bom conteúdo ou com copys de venda para um lançamento. 

Pode parecer que você vai escrever pouco, mas, na verdade, a lista de email de uma empresa é uma das coisas mais importantes de um negócio. Isso porque os emails possuem uma alta conversão nas estratégias de marketing.

Por isso, antes de começar a escrever emails para uma empresa estude sobre marketing digital e, principalmente, funil de conteúdo. 

10) Seja pago para escrever as descrições no Instagram

Apesar de o Instagram ser uma rede social visual, o conteúdo da descrição está crescendo e se tornando extremamente importante para uma conta comercial.

Para uma marca conseguir um posicionamento no Instagram, precisa de uma postagem diária. No entanto, a maioria das empresas não possui tempo nem pessoal qualificado para escrever descrições. 

Sendo assim, essa é mais uma oportunidade para os escritores. Você pode ser contratado para escrever as descrições de várias contas diferentes sem ficar preso com um único cliente. 

DICA MESTRE: DIVERSIFIQUE SUA RENDA

Eu listei para você as principais possibilidades reais de conseguir ganhar dinheiro escrevendo. 

A maioria delas eu mesma já trabalhei e sei que é um mercado que está crescendo cada dia mais. 

Por isso, não foque apenas em uma única área. Estude um pouco cada uma delas e se aventure testando a sua habilidade de escrita antes de focar em apenas uma. 

Hoje eu não trabalho mais apenas com uma empresa, consigo escrever várias coisas, em vários formatos para diversos clientes. 

E ainda tenho tempo para me dedicar aos meus projetos pessoais. 

Por isso, a minha dica mestre é que você diversifique a sua renda. Assim você vai conseguir não só ganhar dinheiro escrevendo como viver só disso. Sem precisar ter um outro tipo de trabalho que não tem nada a ver com o seu propósito. 

Conclusão

No artigo de hoje te mostrei 10 caminhos que você pode trilhar para ganhar dinheiro escrevendo (inclusive todos ao mesmo tempo). 

Você viu que há possibilidades nos livros, nos vídeos e até mesmo no Instagram. A nossa área é uma das que mais cresce por causa do marketing digital, então você precisa se atualizar se realmente que ter sua renda 100% por conta do que você escreve. 

Agora quero saber de você… Em qual desses caminhos você já se aventurou? Me conta como foi a experiência!

Sua vez,comenta aí

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s