Crítica literária: Um Jeito de Recomeçar – Felipe Salomão

Abra um espaço na sua estante de livros (ou no seu leitor de e-book) voltamos com as críticas literárias!

E hoje vou apresentar a história de Carolin… Digo Carol. Ela é a protagonista de “Um jeito de recomeçar” do autor Felipe Salomão.

Carol passou por uma tragédia terrível: o pai matou a mãe e depois se suicidou. Logo após a tradição do luto ela decide passar um tempo no litoral paulista com a intenção de recomeçar.

É na Pousada Piña Colada que acontece todas as tramas do enredo e que eu não posso dar muitos detalhes para não perder a graça.

O que você precisa saber é que lá ela conhece Augusto (o instrutor de surf), seu Vavá e dona Berta (donos da pousada), Gustavo (o outro hóspede), Chico (o pescador), Conrado e Estela (empregados da pousada).

Por que você deveria ler “Um Jeito de Recomeçar”?

Um Jeito de Recomeçar – Felipe Salomão

Primeiro porque é um garoto contando a história de uma garota. Já notou o quanto isso é raro? E o Felipe faz isso muito bem.

Segundo porque o primeiro capítulo é super envolvente. Você já é fisgado nas primeiras linhas com detalhes importantes para o restante da história.

Felipe conseguiu apresentar todos os personagens da história nos primeiros capítulos de forma ideal e heterogênea.

Além disso, o cara do surf (Augusto) não é nenhum Caio Castro (ou qualquer outro ator que você acha extremamente gato). Ele é um cara normal, com defeitos visíveis e problemas com o pai.

Apesar de o objetivo principal da protogonista ser recomeçar uma nova vida, o autor não deixe o leitor esquecer o motivo dela estar ali. Isso é essencial para você entender o desenvolvimento da personagem.

Você consegue perfeitamente ver a evolução da personagem principal (Carol), no início você já a julga como uma garota rica pequena e frágil, mas no decorrer da trama você percebe que não é bem assim.

O autor também conseguiu desenvolver as personalidades dos outros personagens sem que elas sejam apagadas pelo brilho da protagonista. Adorei como a fala do Augusto tem características bem marcantes.

Além disso, a história possui o espaço e tempo bem definidos. Isso ajuda o leitor a entender que o importante é focar no que vai acontecer ali e não esperar algo fora daquele ambiente.

Agora vamos falar do final… Calma, que não vou te dar spoiler. Apenas que é SURPREENDENTE!

Papo reto com o autor

Agora é o momento de falar diretamente com o autor, assim como toda crítica literária eu preciso apresentar também quais são os pontos que precisa melhorar no livro.

Chamo essa seção de Papo reto com o autor, porque, geralmente, esses são pontos mais relevantes para ele do que para o leitor.

A primeira coisa que quero destacar é a sinopse. Ela não ressalta a grandiosidade que é o livro. Por que o fato de o pai matar a mãe e depois cometer suicídio não está na sinopse? Lembre-se:

A sinopse é a vitrine da loja do seu livro. Se o leitor não for fisgado ali, dificilmente ele vai comprar.

Por isso, a minha dica é deixar de lado essa sinopse filosófica e falar realmente o que acontece no livro.

Outra sugestão é trabalhar mais em algumas cenas. Teve alguns momentos que aconteceram muito rápido e deixou a história corrida. Dá para falar mais sobre os sentimentos dos personagens naquele momento, sobre os pensamentos… Tudo isso enriquece a trama.

Outra dica é fazer uma revisão do livro. Encontrei algumas repetições de palavras e erros sutis que podem ser eliminados com uma leitura em voz alta.

Ah! E cuidado também com o foco narrativo. Às vezes está em primeira pessoa e em outras em terceira pessoa.

Conclusão

Vale muito a pena a leitura do livro “Um jeito de Começar” do Felipe Salomão. A história é envolvente, bem escrita e quebra todas as expectativas de um romance de verão.

Você pode encontrar a obra na Amazon. É só clicar aqui! O autor também está no Wattpad segue ele lá!

Ah e se você quer uma crítica literária também envia um e-mail para futuroleitor@gmail.com! Será uma honra ler a sua história!

Sua vez,comenta aí

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s