O que todos os escritores deveriam saber sobre Fanfics

Você já terminou de ler um livro ou de assistir um filme, uma série e teve a sensação de que ele deveria continuar?

Se você disse sim, então, talvez, você tenha um potencial enorme para ser um ótimo autor de fanfics.

Imagine só… Criar e recriar, continuar escrevendo a seu modo aquela história que mexeu tanto com a sua cabeça e te deixou horas da madrugada acordado até concluir a leitura.

E você, está pronto para descobrir como você pode dar mais luz e vida a sua história favorita?  Prepare a pipoca, pois o universo paralelo da fanfic é o tema deste artigo.

O que é fanfic?

Um novo olhar sobre fanfics

A palavra fanfic é abreviação de “fanfiction” e significa “ficção de fã”. São contos escritos por pessoas que se inspiram em produções (de outros autores) já existentes como livros, filmes e séries. De um jeito mais fácil de entender: é a criação de novas histórias a partir do conteúdo original que já se conhece.

Ou seja, uma obra de fanfic são quase que homenagens criadas pelos fãs para readaptar personagens e história para a criação de novos trabalhos, mas contendo sua própria interpretação e visão do enredo.

Esse terminho pode até parecer novo, mas deixa eu te contar, o bixin já tá gagá.

Surgiu na década de 1960, através da fan magazine intitulada “Spockanalia” com conteúdo baseado em textos escritos por fãs inspirados na saga Star Trek (Jornada nas Estrelas).

E vem, desde então, fazendo muito sucesso, principalmente entre o público teen. A maioria dos seus adeptos usam a internet para divulgar suas criações.

Como criar uma fanfic?

O legal da escrita de fanfics é que não existem regras. A única coisa que você precisa ter é uma imaginação fértil capaz de criar e recriar o que você já admira e ama.

Os textos podem ser inspirados em uma sequência de livros, filmes e séries, história em quadrinhos, celebridades e até na sua banda favorita.

Você pode utilizar o mesmo ambiente criado pelo autor do título original e incluir personagens na história ou até mesmo utilizar seus personagens favoritos em um cenário completamente diferente.

Uma fanfic que eu amo e que retrata bem essa mudança de cenário é a Elite BSB. Essa fanfic foi criada pela Kah, que também escreve aqui no blog. É uma fanfic de Gossip Girl só que acontece aqui em Brasília.

Se você ainda não conhece essa fanfic, então precisar lê-la. A fanfic tá tão legal que inclusive uma das personagens ganhou um perfil no instagram. VOCÊ PRECISA LER ESSA FANFIC!!!

Mandando Beijo GIF - Mandando Beijo SendingKisses - Discover ...

Voltando ao assunto, a construção do novo cenário precisa ter alguma ligação forte com o conteúdo original, já que esse material será lido por outros fãs que já possuem conhecimento sobre o enredo e os personagens principais.

Tipos de fanfic

Há vários tipos de fanfic conhecidos entre os adeptos desse tipo de texto. Podem ser divididas em categorias, que variam de acordo com o tipo da história, tamanho do texto, tipo de inserção e até referências. Alguns são:

  • Oneshot: fanfics que são compostas somente de um capítulo e são ideais para quem não curte esperar por atualizações do autor.
  • Drabble: fanfics que possuem, no máximo, mil palavras e podem destacar alguns personagens ou determinado ponto de vista. São utilizadas, normalmente, para enfatizar algo que o autor gostaria que tivesse sido ressaltado na história original.
  • Crossover: Fanfics que misturam duas sagas diferentes, utilizando seus enredos e personagens em uma história completamente diferente. Normalmente, elas têm maior adesão do público, uma vez que podem ser acompanhadas por mais de uma fan base.
  • Angst: histórias que giram em torno de angústias dos personagens centrais do enredo.
  • AU (Alternative Universe): para quem quer usar mais a criatividade, esse tipo é o ideal, uma vez que utiliza os mesmos personagens, mas os insere em um universo diferente daquele em que a história original se passa.
  • Mary Sue: Fanfics extremamente românticas.
  • Lime: Fanfics que giram em torno de romances adultos (porém, nesse caso, não necessariamente com conteúdo sexual). No entanto, devido a algumas cenas de brigas e conflitos internos dos personagens, esses textos não costumam ser recomendados para menores de 18 anos, hahaha.
  • Songfic: História que é construída pelo autor com base na letra de uma música. Esse tipo de fanfic costuma ser bem popular entre fãs de cantores ou bandas famosas.
  • Fluff/Waff: Esse gênero de fanfics consiste em histórias com clima leve e pacífico. Geralmente, elas têm como objetivo fazer com que o leitor se sinta melhor ao lê-las.
  • TW (Trigger Warning): Em tradução livre, significa “aviso de gatilho”. Esse gênero consiste em fanfics que podem causar algum tipo de desconforto em pessoas que já sofreram com os problemas relatados nas histórias. Geralmente, não é recomendado que elas as leiam.
  • Crackfic: Histórias geralmente absurdas e de conteúdo humorístico, que são atribuídas ao uso de drogas ou mente perturbada do autor (daí o seu nome).

Termos muito utilizados no mundo das Fanfics

Cada grupo social possui seus dialetos e variações linguísticas. No mundo das fanfics não é diferente. Para se comunicar com essa turma, é preciso saber alguns dos termos mais difundidos pelos fãs. Separei alguns que podem te situar:

Cânon

Cânon é o conteúdo original no qual a obra está baseada. Ou seja é a obra original e na íntegra.

Por exemplo, os livros de Stephenie Meyer, na saga Crepúsculo. Sacou?

Fanon

Aqui, a propriedade do conteúdo é conter apenas informações que todos os fãs criam com a intenção de trazer complementos aos chamados cânons.

De outro modo, um fanon pode ser uma notícia ou detalhe que acaba sendo distribuído amplamente e chega a se tornar referência para os demais fãs.

Um dos objetivos do fanon é justamente a de complementar contradições e erros detectados num cânon, preenchendo lacunas na obra e questionando temas que a obra original não abrangeu.

Fandom

Entre as inúmeras sociedades relacionadas a uma fanfic, a chamada de fandom denomina as comunidades de fãs que prezam apenas por uma história, aventura, jogo ou personagem, com seus integrantes participando de forma ativa entre si.

Shipping

Dicas incríveis para escrever uma fanfic - Blog Bibliomundi

Também conhecido como “shippar”, a atividade significa que todos os integrantes são fãs que torcem para dois personagens ficarem juntos, na obra e até mesmo na vida real.

A expressão se tornou muito popular na Internet, sobretudo nas redes sociais, e envolve casais da vida real nos dias de hoje.

Isso também quer dizer que casais “shippados” podem ser chamados por nomes específicos para ajudar na sua união.

No caso do cantor Justin Bieber e da cantora Selena Gomez, por exemplo, seu “shipping” é chamado de “Jelena”. Já, no caso da personagem Hermione e do vilão Draco Malfoy, ambos da saga Harry Potter, o nome atribuído é “Dramione”.

Sites para ler fanfics

Existem diversos sites de fanfics na Internet onde não é necessário pagar para ler ou postar as suas fanfics. Alguns deles são:

Nesses sites você pode criar uma conta gratuitamente, bem como postar a sua história ou ter acesso a outras.

Além disso, existem comunidades em redes sociais, como o Twitter e o Facebook, que se dedicam à escrita de fanfics sobre determinada série, saga, ou até sobre pessoas famosas.

Notícia bombástica!!!

O termo fanfic está na Base Nacional Comum Curricular, ou seja, agora saber escrever uma fanfic é uma competência de um aluno da unidade básica.

Alguns professores já estão aderindo ao gênero textual, como a A professora Raquel Zandonadi, que dá aulas de português na Escola Municipal Sebastião Tavares de Oliveira, na Praia Grande (SP).

Ela desenvolveu uma atividade de fanfic com seus alunos em 2018 sobre a série La Casa de Papel. Veja a entrevista sobre a atividade no Jornal Nexo.

Conclusão

Galerinha, espero que vocês tenham gostado do artigo sobre fanfics.

Vimos hoje o que são as fanfics, quais os seus tipos, quais os termos seus escritores precisam saber, como você pode criar uma fanfic.

Além disso eu te contei que agora esse conteúdo é obrigatório nas escolas, então é bom você aprender né?

Voltamos depois com mais gêneros textuais para você!

Beijuuuu

 

Sua vez,comenta aí

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s