Estes dias rolou na internet a façanha do escritor norte-americano Charles Chu que leu 200 livros em um ano. Chu comprovou sua própria tese e aceitou o próprio desafio de ler pelo menos três obras por semana.
Isso mesmo, Futuro Leitor: 200 livros; três obras por semana. (Eu nunca cheguei nem perto disso, e vocês?)
Dei uma pesquisa na internet e encontrei várias fontes que podem nos ajudar a entender e quem sabe até a tentar chegar um pouquinho perto dele.
Chu fez um cálculo para alcançar esse propósito e com certeza usou algumas técnicas para ler tão rápido e ainda sim absorver o conteúdo. Afinal, não adianta você ler isso tudo e não entender nada.
Chu considerou que um norte-americano lê de 200 a 400 palavras por minuto e que um livro de não-ficção tem em média 50 mil palavras. Ou seja, em 200 livros há 10 milhões de palavras. Se o ritmo for de 400 palavras por minuto você vai conseguir ler 200 obras em 25 mil minutos (417 horas). É simples é só ler todos os dias um pouco mais de uma hora e pronto: lerá os 200 livros (será simples assim mesmo?).
Então vamos por partes. Primeiro vou apresentar alguns dados aqui do Brasil e depois vou apresentar para vocês uma técnica para aumentar a sua velocidade de leitura e o cálculo para saber quantas palavras você está lendo.
Dados
A quarta edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Ibope sob encomenda do Instituto Pró-Livro, apontou que o número de leitores subiu seis pontos percentuais, de 50% foi para 56%. Seria um ótimo dado se a pesquisa não considera-se como leitor aquele que leu, inteiro ou em partes, pelo menos um livro nos últimos três meses. (Sério Brasil? Um livro em três meses?)
Vamos comparar agora o tempo que o brasileiro fica na internet. Segundo a pesquisa “Futuro Digital em Foco Brasil 2015” (Digital Future Focus Brazil 2015), divulgada pela consultoria comScore, os brasileiros gastam 650 horas por mês em redes sociais, isso é 60% maior que a média do restante do mundo.
Imagine se todo mundo usasse esse tempo nas redes sociais para ler.
Leitura Dinâmica
A técnica da leitura dinâmica tem várias polêmicas e vários cursos na internet querendo te mostrar como usar. Eu reuni aqui várias dicas que pode te ajudar (e me ajudar também).
O conceito de leitura dinâmica é simples: uma forma de ler os textos de forma rápida e clara e ainda sim adquirir entendimento.
A maioria das pessoas leem cerca de 200 palavras por minuto, com essa técnica aos poucos a quantidade de palavras vai aumentando sem comprometer o rendimento.
Lembre-se: é uma técnica e não uma fórmula mágica, então você precisa de treino e saber o seu limite. Se está lendo muito rápido e não está absorvendo diminua o ritmo até ter o equilíbrio entre velocidade e retenção de conteúdo.
Sendo assim, seguem aqui dicas que reuni para você aprender a ler mais rápido:
- Conte quantas palavras você ler por minutos; (
vou ensinar isso ali em baixo) - Use os dedos para acompanhar a leitura;
- Tente olhar as palavras como blocos, ou seja, enxergar mais de uma palavra ao mesmo tempo.
- Tente reduzir a quantidade de pontos de paradas durante o texto.
Para mais dicas olha esse site http://mude.nu/leitura-dinamica/ achei superinteressante!
Cálculo quantidade de palavras por minutos
Dizem as nuvens da internet que Agatha Christie lia 200 livros por ano, que Mark Zuckerberg termina um a cada duas semanas e que o ex-presidente dos Estados Unidos Theodore Roosevelt lia um livro por dia e até dois ou três.
Para tentar chegar a um desses ideais vou repassar para vocês um cálculo que vi no site Loucos por Concursos.
- Escolha um texto para ler (evite textos muito técnicos ou de difícil compreensão);
- Acione um cronômetro ao iniciar a leitura do texto;
- Leia na mesma velocidade que normalmente você ler (seja sincero).
- Ao atingir o tempo de 1 minuto, paralise o cronômetro e marque a linha em que você parou de ler.
- Conte o número de palavras das 3 primeiras linhas do mesmo texto. Para facilitar, você pode utilizar o contador de palavras online.
- Bom agora vai a parte chatinha para galera de humanas (
eu): divida o número total de palavras das 3 primeiras linhas por 3. O resultado será o número médio de palavras por linha. - Multiplique o número médio de palavras por linha pelo número de linhas que você leu em um minuto. O resultado final será a quantidade palavras que você ler por minuto.
- Sendo assim se o seu resultador for a baixo da média (200 palavras por minuto) da pra melhorar e se for a cima se esforce para aumentar aos poucos.
Desafio
Eu fiz meu cálculo:
- Escolhi o primeiro capítulo do livro “Quem é você, Alasca?”.
- Li 225 palavras em 1 minuto (25 linhas – aqui em contei manualmente).
- As três primeiras linhas deu 35 palavras, dividindo por três dá 11,6666…
- Pegue 11,6666…. multipliquei por 25 linhas
- O resultado foi 291,666…
- Ou seja eu leio um pouco a mais do que a média.
Vi no site Conversacult que, de acordo com Writer’s Market, um livro padrão tem entre 45.000 e 120.000 palavras.
Livros de não ficção – 25.000 – 150.000 palavras
Ficção – Novela – 18.000 – 40.000
Ficção – Romance – 40.000 – 150.000
Livro Young Adult – 25.000 – 75.000
Livro Infantil – 250 – 1000
Contos – até 7.500
Noveletas – 7.500 a 17.500
Eu tenho preferência por Ficção-Romance e Não-Ficção. Senho assim ficoa150 mil palavras para cada futuro livro que vou ler.
1 minuto – 291 palavas
X – 150 mil palavras
291x = 150.000
x= 515,46 minutos ( cerca de 10 horas )
Ou seja, para ler um livro inteiro eu preciso de 10 horas do meu tempo. Se eu ler duas horas por dia, consigo terminar um livro em cinco dias.
Olha vou tentar isso: vou ficar duas horas lendo um livro e se eu terminar em cinco dias vou fazer uma meta louca igual essa do Chu. Posto aqui o resultado da minha experiência.
Ah e se você ficou com curiosidade me conta aqui o que deu no seu.