5 dicas: Fandom e Sucesso

tumblr_static_fandom_confessions

Ter muito sucesso e fandoms espalhados pelo mundo é o sonho de milhares de escritores.

Escrever pode NÃO ser uma tarefa fácil.

É preciso tempo, paciência, criatividade, organização, planejamento e acima de tudo isso: saber lidar com as críticas.

Nós sabemos o quanto é triste escrever algo com carinho, amor e dedicação e só receber críticas negativas sobre o nosso trabalho. Porém também é maravilhoso fazer o nosso trabalho como deve ser feito e receber comentários positivos sobre a nossa obra.

Aviso que o caminho pode ser tortuoso para alguns e mais fácil para outros, principalmente quando falamos de fanfics.

Todo escritor de fanfic sonha em receber 1000 favoritos, 500 comentários e 50 recomendações. Admita, eu sei que você sonha com isso.

Mas nós sabemos que existem os fandoms e que alguns fandoms são enormes e fanáticos e outros são menos fervorosos, mais alternativos, os componentes do fandom são pessoas mais velhas, entre outros fatores.

E claro, tudo isso contribui para o nosso sucesso como escritores e nossa fama pelo mundo dos leitores.

Por isso, estou aqui para dar dicas de como entrar com glória e poder nesse mundo dos escritores de fanfics que um dia poderão tornar-se escritores profissionais.

Então vamos para as dicas!

  1. Seja original!

Eu sei que vocês estão exaustos de ler/ouvir sobre isso, mas não tem como fugir. Nós sabemos que alguns clichês até são necessários para alguns enredos, mas eu juro para vocês que não AGUENTO MAIS ler fanfics com: JB chefe do narcotráfico, o Rei do crime de Atlanta, terror das pequenas meninas inocentes ou JB milionário praticante de sadomasoquismo. Parem!

  1. Tenha um objetivo.

Ou seja, saiba aonde você quer chegar. A sua história tem que ter começo, meio e fim. Se vai ter um relacionamento amoroso entre duas pessoas (Ou mais! Poliamor está aí para isso), faça com que essas pessoas se conheçam, desenvolva os sentimentos e ponha um ponto final. Porque? Porque mais uma vez: estamos CANSADAS de ler fanfics assim: casal se conhece hoje, dois capítulos depois já foram para os finalmente, capítulos e mais capítulos de Hentai/Ecchi/Yuri/Orange/Lemon/Lime, alguém aparece para infernizar a vida dos protagonistas (Normalmente o objetivo é separar o casal e ficar com um dos dois), o vilão tem o seu merecido fim e o casal vive feliz para toda a eternidade até que a morte os separe.

  1. Descrições.

Isso me irrita e MUITO. E é sempre a mesma coisa: o fulano tem pele clara, cabelos loiros, olhos cor de mel, inúmeras tatuagens pelo corpo e peitoral definido. Ou coisas como: a casa de fulana era uma mansão com um imenso jardim atrás dos portões de grade alta, o que conferia um estilo clássico para aquela moradia. Não faça isso logo no início de uma história por que: Ninguém está interessado.

  1. Língua Portuguesa.

Por favor, NÃO assassinem o nosso idioma. Leiam muito (livros, revistas, blogs, artigos, quadrinhos) e estudem. Prestem atenção nas aulas da escola e se mesmo depois de estudar muito e ainda existirem dúvidas: Procure um Beta Reader. Segundo a definição do Nyah! Fanfiction, os beta readers são: “Um beta reader (ou leitor beta) é aquele que avalia o trabalho do autor antes de ele ser “lançado ao mundo”, ou seja, publicado. É uma espécie de leitor teste, que pode ajudar a analisar se determinada história “está pronta” ou se ela ainda precisa de alguns ajustes. E isso não apenas no aspecto gramatical, mas também no que diz respeito à redação, à estética, à construção do enredo, das personagens etc.”

Os melhores sites de fanfics: Nyah! e Social Spirit contam com Betas Readers disponíveis para te ajudar. Se você não quiser falar com eles, procure nos grupos oficiais desses sites porque mesmo que a pessoa não seja um beta “oficial”, ela pode te ajudar e muito. Para saber se a pessoa é apta para avaliar histórias e dar dicas sobre gramática, enredo, redação, coesão, peça para ver o perfil dela e avalie pelo menos uma história.

  1. Formatação.

Um texto deve seguir algumas regrinhas básicas de formatação para que o mesmo fique mais bonito e mais agradável de ler. Não faça capítulos muito longos (acima de 3.000 palavras), use a função “Justificar” ou apenas “CTRL + J” para alinhar o conteúdo, espaçamento entre linhas de 1,15 ou 1,5 e seja feliz. Tudo isso você encontra no Microsoft Office Word, Editor de texto do Google e no Word Online do Outlook.

Se vocês gostaram, comentem aqui e compartilhem com os amigos.

Muito obrigada!

Assinatura2

Sua vez,comenta aí

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s