Além dos livros

 Particularmente prefiro livros. Gosto de pegar, sentir as páginas, leva-los para qualquer lugar. Gosto de folhear, de ir e voltar quando não entendo, e lê-los em qualquer posição: sentada, deitada, no ônibus, em casa, na faculdade. Mas, além dos livros existe um universo cheios de contos e romances legais na internet: fanfic ou web novela, conhece?

Meu primeiro contato com essa esfera foi quando criei um fake, e foi no mundo fake que conheci as web novelas.  Web novela é uma história na qual você inventa os personagens e o enredo, dando vida aos personagens conforme a sua vontade.  As webs são mais comuns no Orkut, nele você pode encontrar várias comunidades onde elas são postadas, no entanto muitas delas utilizam personagens famosos o que descaracteriza como web novela tornando-a uma fanfic.

Andei lendo alguns blogs sobre o assunto e entre eles tinham aqueles que ainda confundem fanfic com  web novela. Mas existe sim alguns diferenças. Hoje em dia as Fanfics são mais populares, talvez seja por causa do preconceito que as pessoas estão tendo com o Orkut, mas não posso afirmar com toda certeza.

Fanfic  é a abreviação do termo em inglês fan fiction  (ficção criada por fãs). Trata-se de um romance ou conto no qual utiliza personagens famosos, seja mangás, cantores de bandas ou personagens de livros. Porém, o enrendo é inventado pelo autor, acrescentando outros personagens, tirando eles do enrendo oficial, imaginando suas vidas e até mesmo dando continuidade a história já publicado pelo autor oficial.

Segundo o site da Wikipedia os fanfics normalmente “costumam infringir as leis sobre direito autoral, já que utilizam personagens criados originalmente por terceiros. Com exceção de casos onde os personagens já tenham caído em domínio público, as histórias que utilizem personagens ainda sob copyright podem ser proibidas por seus criadores originais. Contudo, devido ao grande número de sites na internet bem como os altos custos de um processo judicial, geralmente esse tipo de criação literária é permitido devido ao seu conteúdo ser criado por fãs, que provavelmente consumiram o produto original e não têm o intuito de obter lucro”.

Comecei a ler uma fanfic nessa semana, e recomendo fazer não somente esse tipo de leitura mas também a de web novelas. E se você gosta de escrever também apoio para você começar uma. Pois, acho esse dois meios uma forma inovadora de conquistar leitores. São assuntos de interesse comum entre jovens e adolescentes e estimula a produção de textos literários. É incrível a quantidade de autores escondidos na esfera da internet, muitos deles sonham em publicar seus livros e acredito que isso já está acontecendo.

Bom, se você não suporta pegar em um livro e adora ficar no computador que tal tentar ler uma fanfic (ou web novela)?  Recomendo este site no qual estou iniciando as minhas leituras: Nyah! Fanfiction.

Karol Barbosa

 

2 comentários

  1. Eu acredito que exista muito autor talentoso por trás dos fakes. E algumas fanfics são tão bem escritas que mereciam ser publicadas. É uma pena que isso não possa acontecer, não é?
    Percebo uma evolução de determinados autores na questão da qualidade da escrita. À medida em que se escreve, aprimora-se a escrita. É o que acontece com alguns escritores de fanfics. Há uma incontestável evolução na escrita. E isso é positivo.
    Também existe uma evolução por parte dos leitores. Depois de um tempo, comparando uma forma de escrita e outra, acaba-se por selecionar não só forma, mas também conteúdo.
    Bacana você ter escrito sobre fanfictions. Abraço!

    • Concordo com você, colega. E creio que muitos desses escritores terão um futuro fora da internet, leio algumas fanfics que são geniais. E também acredito que muitas portas vão se abrir para esse tipo de leitura. 😀

Sua vez,comenta aí

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s